CEDSDH participou da posse do CONFOCO, Conselho Nacional de Fomento e Colaboração
A CEDS-DH, Centro de Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos participou da posse do CONFOCO – Conselho Nacional de Fomento e Colaboração, órgão da Secretaria Geral da Presidência da República, um colegiado paritário de natureza consultiva que tem por objetivo promover a participação ativa da sociedade civil nas políticas públicas.
A posse foi realizada em 18 de dezembro de 2023. Neste conselho, a CEDS-DH está representada pela participação do presidente da entidade, Sr. Wenderson Gasparotto.
Comissão da União Europeia. Visita ao CISARTE.
No dia 24 de outubro de 2023, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto participou da visita do Sr. Margaritis Schinas, vice-presidente da comissão da União Europeia e Coordenador do trabalho da Comissão intitulado “Novo Pacto sobre Migração e Asilo” ao Cisarte. A delegação de visitantes se apaixonou pelo trabalho desenvolvido no Cisarte – Centro de Inclusão Social pela Arte, Cultura, Trabalho e Educação, que é um espaço de inclusão que busca oferecer para a população em situação de rua uma rede de apoio baseada no contato com a arte, educação, assistência social e mercado de trabalho.
73ª Reunião do Conselho de Direitos Humanos.
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2023, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, participou da 73ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Direitos Humanos, onde tratou das questões referentes às recomendações da Comissão do Trabalho, ações das Caravanas do Sistema Prisional, da participação no Fórum Empresas e Direitos Humanos e do relatório preliminar da Missão Combate ao Neonazismo no Brasil.
Programa Fala FADS, da Frente Ampla Democrática Socioambiental.
No dia 30 de agosto de 2023, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto participou do programa Fala FADS, da Frente Ampla Democrática Socioambiental, onde defendeu que a Economia Solidária é imprescindível para as pessoas e para o meio ambiente, uma vez que já existem experiências de economia solidária, com produção ambientalmente sustentável e socialmente justa. Foi um debate com a presença de várias lideranças engajadas nesse novo modelo de produção, distribuição e comércio, responsáveis por negócios concretos que se sustentam há vários anos, mostrando que isto já é realidade em várias regiões do Brasil.
Monitoramento do fortalecimento das OSCs.
Entre os dias 2 e 10 de outubro de 2023, o presidente do CEDS, Wenderson Gasparotto, e a tesoureira, Vanderli Assunção Ferrarezi, acompanhados de dirigentes da Unisol Brasil Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, participaram de visitas de monitoramento das cooperativas Copacaju, Coopal e Coopercentral VR, participantes do projeto de fortalecimento das OSCs financiado pela União Europeia, ocasião em que constataram a importância do cooperativismo solidário como contribuição para a realização dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como são essenciais as iniciativas de tecnologias sociais e políticas públicas de economia solidária.
Participação no Global Gateway.
No dia 27 de julho de 2023, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, participou do seminário “Diálogos sobre Inclusão Social: desafios e contribuições de diferentes atores para reduzir as desigualdades”, realizado pela delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com representantes da sociedade civil, do setor público e de entidades privadas para tratar de desafios e contribuições de diferentes atores para reduzir as desigualdades”.
O evento tratou do tema de inclusão social a partir de diversas abordagens, estimulando o debate sobre questões estruturais e desafios prementes.
Audiência pública sobre pulverização.
No dia 15 de maio de 2023, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, participou de audiência pública no Senado Federal, representando o Conselho Nacional de Direitos Humanos do Brasil. De acordo com a Agência Senado, a audiência discutiu os problemas causados pela pulverização aérea por agrotóxicos e as violações de direitos humanos à saúde, alimentação e meio ambiente. A audiência foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.
Adoção de medidas para fomento à economia solidária pelo CNDH.
Em 20 de abril de 2023, a CEDES-DH, representada pelo presidente da entidade, Wenderson Gasparotto, participou da aprovação de uma resolução proposta pela UNISOL Brasil Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, junto ao CNDH – Conselho Nacional de Direitos Humanos, que prevê a adoção de medidas de fomento à Economia Solidária. A resolução recomenda ao governo federal e à Câmara dos Deputados que adotem medidas para implementação de políticas de fomento à economia solidária.
O documento foi aprovado pelo Plenário, durante a 68ª Reunião Ordinária do conselho, e é destinada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, ao Ministério do Trabalho e Emprego, ao Ministério da Saúde e à Câmara dos Deputados.
Pela resolução, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania deve ainda elaborar um ato normativo com vistas à criação de um programa de apoio ao cooperativismo e associativismo social. A aprovação desta resolução ocorreu na 68ª reunião ordinária do CNDH, realizada em 20 de abril de 2023.
Diálogo sobre Cooperativismo.
Em 04 de abril de 2023, a CEDS-DH representada pelo presidente da entidade, Wenderson Gasparotto, participou do encontro Diálogos sobre cooperativismo associativismo e comunicação com o sindicalista Gilmar Evangelista dos Santos, diretor Sindicato dos Rurais e senhor Edmilson Barbosa, Secretário de comunicação da CUT/BA.
Dia Nacional da Memória, Verdade e Justiça.
Em 24 de março de 2023, a CEDS-DH representada pelo presidente da entidade, Wenderson Gasparotto, participou do Dia Nacional da Memória Verdade e Justiça, na Argentina. A data faz referência ao golpe de estado que ocorreu em 1976 e busca consciência coletiva para que golpes de estado e violações de direitos humanos não se repitam. – “NUNCA MAS”.
Participação no 3º Fórum Mundial de Direitos Humanos.
Entre os dias 21 e 23 de março de 2023, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto participou do terceiro Fórum Mundial de Direitos Humanos, no Espacio Memoria y Derechos Humanos (ex ESMA) em Buenos Aires, Argentina. Evento que é organizado pelo Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos (CIPDH) da Unesco na Argentina.
Projeto de Fortalecimento da Economia Solidária do ABC.
Nos dias 13 e 14 de março de 2023, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, participou de duas oficinas de formação para gestores públicos, realizadas pela parceria da Unisol Brasil e Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na sede do consórcio. O primeiro dia de formação foi dedicado à discussão sobre Economia Solidária e compras públicas, enquanto o segundo foi dedicado ao estudo de experiências de bancos comunitários e moeda social.
Posse no Conselho Nacional de Direitos Humanos.
No dia 7 de dezembro de 2022, em Brasília, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, tomou posse como membro titular do Conselho Nacional de Direitos Humanos, com a proposta, entre outras, de defender o SUS como um direito de toda a população.
O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) é um órgão colegiado de composição paritária, cuja finalidade é a promoção e defesa dos direitos humanos no Brasil. Atua por meio de ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras diante de condutas e situações que ameacem ou violem esses direitos, previstos na Constituição Federal e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.
Entre suas atribuições, o CNDH é responsável por fiscalizar e monitorar as políticas públicas de direitos humanos e o Programa Nacional de Direitos Humanos. Além disso, pode sugerir e recomendar diretrizes para sua efetivação, mantendo articulação, intercâmbio e cooperação com entidades públicas ou privadas, municipais, estaduais, do Distrito Federal, nacionais ou internacionais, especialmente com os órgãos dos Sistemas Internacional e Regional de Direitos Humanos.
Contribuindo com o Cooperativismo Solidário e a Luta das Mulheres.
No dia 15 de outubro de 2022, na cidade de Bauru, em São Paulo, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, e a tesoureira da instituição, Vanderli Assunção Ferrarezi, participaram de importante debate sobre o cooperativismo solidário e políticas públicas para as mulheres.
O debate foi extremamente importante porque aconteceu em um momento de mobilização da sociedade brasileira para garantir a continuidade do estado democrático e a retomada das políticas públicas ameaçadas de extinção durante os anos de governo de extrema direita vividos entre 2019 e 2022 no Brasil.
Participação na Feira do Armazém do Campo.
No dia 14 de setembro de 2022, na cidade de São Paulo, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto e a tesoureira da instituição, Vanderli Assunção Ferrarezi, participaram da preparação e realização de uma feira de Economia Solidária que contou com a participação do então candidato à presidência da república Luiz Inácio Lula da Silva.
Foi um momento importante para o cooperativismo solidário, pois os empreendedores/as tiveram oportunidade de mostrar ao candidato seus produtos e serviços, além de participarem de uma manifestação em defesa da Economia Solidária enquanto política pública.
Recebendo Parlamentares da União Europeia.
No dia 14 de setembro de 2022, na sede da Unisol Brasil Cooperativas e Empreendimentos Solidários, na cidade de São Paulo, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto e a tesoureira da instituição, Vanderli Assunção Ferrarezi, participaram de importante diálogo sobre democracia, direitos humanos e cooperativismo com Iratxe García Pérez, Deputada do Parlamento Europeu – presidenta do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu e Pedro Marques, também deputado do parlamento europeu e vice presidente do S&D, estavam ainda o deputado Javi Lopes e a Deputada Maria Manoel – do parlamento europeu e membros do S&D.
Depois do diálogo, o grupo de parlamentares, acompanhados dos diretores da CEDS-DH, visitaram uma cooperativa de catadores de material reciclável que recebe acompanhamento da Unisol Brasil e da CEDS-DH.
Atuando como formador.
Entre os dias 06 e 10 de julho de 2022, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, participou da elaboração e ministrou formação sobre Economia Solidária no Programa de Formação para Lideranças de Empreendimentos da Economia Solidária.
O programa foi uma realização do Centro de Convivência da Unisol Brasil em parceria com o Dieese; a CEDS-DH, a Unicopas e a União Europeia, do qual participaram 300 pessoas, sendo 60% mulheres.
Palestra Ressoando Vozes
No dia 14 de maio de 2022, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, graduado em Ciências Sociais e Gestão Pública, especialista em Gestão de Projetos e Relações Institucionais, com experiência em projetos envolvendo diversos stakeholders (incluindo parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e organizações da sociedade civil), participou da elaboração e ministrou formações sobre Economia Solidária no projeto “Oficinas Formativas Ressoando Vozes: Participação Social para Políticas Emancipatórias em Saúde Mental”, do LAPS (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da FIOCRUZ.
Wenderson também possui certificação em Gestão de Projetos Sociais (Project DPro PMDPro pelo PM4NGOs) e em Gestão de Projetos de Desenvolvimento (pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e PMI).
Recebendo a Cooperhood Brasil.
No dia 15 de abril de 2022, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, recebeu, no Centro de Convivência da Unisol Brasil, a Cooper_Hood_Brasil, uma cooperativa de motofretistas que, por meio do trabalho cooperado, está construindo uma alternativa para os entregadores e entregadoras.
Na ocasião, Wenderson, como gestor do Centro de Convivência da Unisol Brasil, apresentou a metodologia e os princípios do cooperativismo solidário. O então presidente, Leonardo Pinho, destacou a importância da unidade na diversidade no processo de consolidação da Unicopas. Já os diretores fundadores da Cooper Hood compartilharam as dificuldades e conquistas ao longo do processo de organização e registro da cooperativa. Eles também apresentaram a demanda de construir, em parceria com a Unisol Brasil, uma agenda em defesa dos entregadores, com ênfase na criação de uma cultura cooperativa como alternativa para ampliar e garantir os direitos desses trabalhadores e trabalhadoras.
O programa foi uma realização do Centro de Convivência da Unisol Brasil em parceria com o Dieese; a CEDS-DH, a Unicopas e a União Europeia, do qual participaram 300 pessoas, sendo 60% mulheres.
Reunião especializada de Cooperativas do Mercosul.
Em 29 de março de 2022, o Presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, participou de uma reunião especializada de cooperativas do Mercosul, organizada pelo Grupo Mercado Comum – GMC, órgão com representação governamental dos Estados Participantes do MERCOSUL, que atua em coordenação com as entidades privadas do setor cooperativo de caráter nacional de cada país (Resolução GMC 35/01), constituindo um grupo bipartite com representação dos governos e das confederações de cooperativas.
Esta é uma reunião semestral, realizada online, para que os integrantes das instituições de representação do cooperativismo possam participar da elaboração de políticas de incidência ante os organismos do MERCOSUL, os governos e Estados nacionais, assim como da geração de condições adequadas para a promoção e fortalecimento dos movimentos cooperativos da região como atores de desenvolvimento local e regional.
Certificação no BID.
Em 30 de abril de 2024, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, foi aprovado no curso de Gestão de Projetos de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Project Management Institute (PMI).
O curso tem como objetivo capacitar membros de organizações da sociedade civil e do poder público para otimizar a gestão de projetos, aplicando boas práticas internacionais adotadas em diversos países da América Latina e Caribe.
Ato político Democracia e Direitos Humanos.
Em 10 de dezembro de 2021, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, participou do ato político Democracia e Direitos Humanos, realizado pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), em Brasília, DF.
Durante o evento, representantes da sociedade civil protestaram contra os ataques aos direitos, a perseguição, a violência, a pobreza e o desemprego que afetam a população brasileira. A manifestação também ressaltou a importância de proteger e fortalecer a democracia no país, com ênfase na necessidade de garantir o acesso universal a direitos fundamentais como saúde, educação e segurança.
Além disso, os participantes do ato reforçaram a urgência de políticas públicas que combatam a desigualdade social e defendam os direitos humanos em todas as suas formas. A mobilização destacou o papel crucial de organizações da sociedade civil, como a CEDS-DH, na luta pela justiça social e na construção de um Brasil mais inclusivo e igualitário.
Projeto CISARTE II.
O Presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, acompanhado da Tesoureira, Vanderli Assunção Ferrarezi, participaram do aniversário de 5 anos do Projeto CISARTE, Inclusão Digital pela Arte
O Projeto CISARTE é uma associação comunitária sociocultural, sem fins lucrativos fundada em 2016, no Viaduto Pedroso 111, Bela Vista, SP, que tem por missão promover a porta de saída para população em situação de rua, através de metodologias multidisciplinares, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas, utilizando um atendimento humanizado com foco no resgate da identidade e dignidade.
Encontro UNICOPAS.
No dia 21 de setembro, o Presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, acompanhado da Tesoureira, Vanderli Assunção Ferrarezi, participaram do encontro de redes de Economia Solidária com a UNICOPAS do estado de São Paulo, realizado na cidade de Registro – SP.
O encontro fez parte do processo de construção da Unicopas, no estado de São Paulo. Participaram do encontro agricultores familiares, catadores, editores de livros, assentados de mais de 5 regiões do estado e de diversas organizações sociais, debatendo e trocando experiências sobre esta alternativa de organização do trabalho e de vida.
Fortalecimento das Cooperativas na Bahia.
Entre os dias 28 e 30 de novembro, o presidente da CEDS-DH esteve visitando 3 redes solidárias de cooperativas, em cinco diferentes cidades da Bahia, em ações de avaliação e monitoramento do Projeto REDES executado pela Unisol Brasil Cooperativas.
O projeto apoiou 18 Redes de cooperação solidária, envolvendo 219 Empreendimentos da Economia Solidária, distribuídos em 106 municípios, em 11 estados. Na Bahia, foram constituídas 6 Redes de cooperação solidária: Baixo Sul Quilombola, Chapada, Jacuípe, Jiquiriça, Valença Solidária e Litoral Norte 35. As redes promovidas pela UNISOL BA que destacaram, como ação central, a promoção da comercialização, que se constituía como um dos principais gargalos dos grupos. Os empreendimentos conseguiram facilitar o acesso a novos mercados, ampliar a comercialização e ampliar a capacitação dos empreendimentos que compõem a rede para aprimorar a gestão.
Seminário Internacional sobre Cooperação Universitária.
Entre os dias 24 e 27 de maio de 2021, a CEDS-DH esteve presente no Seminário Internacional de Cooperação Universitária, representada pelo presidente Wenderson Gasparotto, que ministrou palestra sobre direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
Neste seminário, participaram doze países dos continentes americano e europeu para falar sobre cooperação universitária e desenvolvimento sustentável.
Participação em visita de monitoramento na Bahia.
Entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2021, a CEDS-DH participou de visita de monitoramento na região de Entre Rios – BA, representada pelo presidente Wenderson Gasparotto e pela tesoureira Vanderli Assunção Ferrarezi. A visita fez parte da supervisão do Projeto Redes, da Unisol Brasil, entidade à qual a CEDS-DH é filiada.
Nesta atividade, foi visitada a Associação de Produtores do Povoado de Prata e região, constituída por jovens negras, que trabalham na construção da economia solidária e a Associação de Moradoras do Limoeiro – BA, ambas em fase de constituição de empreendimentos econômicos solidários.
Reativação do Conselho de Desenvolvimento Rural.
Em 24 de janeiro de 2020, a CEDS-DH participou de reunião para reativação do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Vale do Ribeira, representada pelo presidente Wenderson Gasparotto. A visita fez parte da supervisão do Projeto Redes, da Unisol Brasil, entidade à qual a CEDS-DH é filiada.
Participação no PNDH 3.
Dez anos depois.
Em 27 DE novembro de 2019, a CEDS-DH participou do Seminário Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3 Dez Anos Depois, onde foram debatidos os dez anos do plano nacional de direitos humanos, representada pelo presidente Wenderson Gasparotto. O seminário contou com a participação de representantes de organizações, movimentos, articulações e também de conselheiros/as ligados/as aos Conselhos Estaduais de Direitos Humanos de pelo menos vinte e dois Estados brasileiros.
Participação na organização do 6º Fórum de Direitos Humanos.
Entre os dias 07 e 09 de setembro de 2023, a CEDS-DH, com a denominação de Rede ABC, participou da organização do Sexto Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, realizado, na cidade de Rio de Janeiro – RJ.
Participação no Oitavo Congresso Brasileiro de Saúde Mental 21/07/2023.
A CEDS-DH – Centro de Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos – participou do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado em São Paulo, na sede da UNIP – Universidade Paulista. O congresso teve como objetivo discutir as políticas de saúde mental no Brasil, destacando seus avanços, desafios, a luta antimanicomial e o futuro das políticas de saúde e proteção social no país.
Esse evento foi uma oportunidade importante para promover uma reflexão profunda sobre os rumos da democracia brasileira, a garantia de direitos e o exercício da cidadania pelos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Entre os temas debatidos, destacou-se a inclusão socioeconômica por meio da economia solidária, além da valorização e reconhecimento social de pessoas com experiências de sofrimento mental.
As discussões também abordaram as diversas formas de cuidado e o futuro da Reforma Psiquiátrica Brasileira, reforçando a importância de um sistema de saúde mental mais inclusivo e orientado para a proteção e dignidade de todos os cidadãos.
CEDS-DH e Cooperativismo Solidário.
Matéria veiculada pelo site www.easycoop.com.br, que se ocupa da divulgação de ações de cooperativismo solidário, informa que os dirigentes da CEDS-DH – Centro de Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos estão participando do CONFOCO – Conselho de Fomento e Colaboração da Secretaria Geral da Presidência da República. O presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparoto assumiu como titular e a Tesoureira, Vanderli Assunção Ferrarezi, como suplente. Com esta participação, a CEDS-DH está contribuindo para o fortalecimento das instituições de economia solidária e da participação popular na elaboração de políticas públicas.
Posse no Conselho Nacional de Direitos Humanos.
No dia 07 de dezembro de 2022, em Brasília, o presidente da CEDS-DH, Wenderson Gasparotto, tomou posse como membro titular do Conselho Nacional de Direitos Humanos com a proposta, entre muitas outras, de defender o SUS enquanto direito de toda a população.
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) é um órgão colegiado de composição paritária que tem por finalidade a promoção e a defesa dos direitos humanos no Brasil através de ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras das condutas e situações de ameaça ou violação desses direitos, previstos na Constituição Federal e em tratados e atos internacionais ratificados pelo Brasil, ao qual compete dentre outras atribuições, fiscalizar e monitorar as políticas públicas de direitos humanos e o Programa Nacional de Direitos Humanos, podendo sugerir e recomendar diretrizes para a sua efetivação, além de articular-se e manter intercâmbio e cooperação com entidades públicas ou privadas, municipais, estaduais, do Distrito Federal, nacionais ou internacionais, em especial, com os órgãos integrantes dos Sistemas Internacional e Regional de Direitos Humanos.